top of page

3 dias em Ouro Preto

Atualizado: 17 de ago. de 2022

Estar em Ouro Preto é respirar história. Em cada rua, igreja ou praça tem algo a ser lembrado. Para melhor aproveitar sua viagem vale a pena saber um pouco mais sobre essa cidade, suas riquezas e moradores e os fatos que marcaram a história do nosso país.


História

Em 1698, foram encontradas as primeiras pedras de ouro.


Nos primeiros anos, o desenvolvimento da Vila não acompanhou o aumento de garimpeiros. Um período de extrema miséria, fome, desordem, enquanto a Coroa Portuguesa estava interessada apenas no tesouro descoberto, criando as casas de fundições e descontando o Quinto Real. A subdivisão das terras em "datas", a multiplicação da escravatura; a exploração predatória acabariam por exaurir as minas e provocar conflitos. A Guerra dos Emboabas, entre portugueses e "paulistas" , como se chamavam os brancos nascidos no Brasil e vindos de São Paulo, foi uma luta sangrenta que culminou com o incêndio e destruição do arraial dos Paulistas, no local de Ouro Preto hoje denominado Morro da Queimada. Tais reivindicações culminaram no movimento maior de libertação da Colônia: a Inconfidência Mineira.


Origem e significado do Nome


O nome Ouro Preto foi adotado em 20 de maio de 1823, quando a antiga Vila Rica foi elevada a cidade. "Ouro Preto" vem do ouro escuro, recoberto com uma camada de óxido de ferro, encontrado na cidade.


Patrimônio Cultural Mundial


Ouro Preto possui o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil, tornando seu centro histórico belíssimo!


Em 1933, foi considerada "Monumento Nacional", em 1938 foi tombada como Patrimônio Nacional, e em 1980, veio o reconhecimento internacional: foi declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial.


Roteiro:


1º dia - Principais pontos turísticos:


Igreja Nossa Senhora do Pilar decorada com mais de 400kg de ouro (entrada R$10,00)

Feira Pedra Sabão

Igreja São Francisco de Assis (temporariamente fechada para reforma

Museu da Inconfidência (entrada franca)


Mirante e Igreja Matriz Nossa Senhora Conceição



2º dia - Bate e Volta - Congonhas do Campo


O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos fica a 1 hora de carro de Ouro Preto. Lá se encontram as famosas obras dos 12 profetas de Aleijadinho, esculpidas no tamanho real em pedra sabão.


Perto da igreja podemos encontrar algumas lojinhas de souvenir.


3º dia - Bate e Volta Mariana e Mina da Passagem


Mariana

Cidade com grande importância histórica, tendo sido uma das maiores produtoras de ouro do país. Abriga a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo (Mina da Passagem).


Hoje sua economia se baseia na extração de minérios, integrando a região do Quadrilátero Ferrífero, responsável por 60% da produção nacional.


Muito perto de Ouro Preto, se tiver espaço de meio dia em sua programação, vale uma visita ao centro histórico. As igrejas e o lindo casario dão charme ao local, mas não conta com a diversidade de lojas e restaurantes de Ouro Preto.

Mina da Passagem


Maior mina aberta a visitação do mundo.


A descida para as galerias é feita através de um carrinho e o percurso de 315m de extensão (imagine carregar todo o peso do ouro por esse caminho a pé!) e chega a 120m de profundidade onde se vê um belíssimo lago de agua cristalina, formado pelos aquíferos que inundaram quilômetros de túneis quando esses deixaram de ser bombeados.


Tudo impressiona, ainda mais quando se pensa no sacrifício dos mineradores e todas as dificuldades que enfrentavam.


Desde sua fundação foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro.


O passeio dura cerca de 1 hora.


Ingresso R$180,00 oficial, mas costuma ter preços promocionais


Pagamento somente em dinheiro


mariana. minasdapassagem.com.br



Restaurantes

  • O Passo Pizza Jazz (opassopizzajazz.com.br) e o Seu José são os mais badalados e ficam localizados no coração de Ouro Preto. Dividem o mesmo casarão, O Passo no andar superior e Seu José no térreo. Ambos tem áreas externas bem agradáveis e são disputadíssimos. Costuma ter filas. No Seu José dá para tomar um chopp enquanto espera. Acaba sendo um point da cidade.

Bônus Belo Horizonte

  • Caso opte por almoçar antes de pegar a estrada, o Xapuri Restaurante é uma boa opção. Comida mineira, forno a lenha, pratos bem servidos para duas pessoas. Ambiente aberto, no final tem café coado com bolo de milho a vontade (restaurantexapuri.negocio.site)








19 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page