top of page

Dia do Rei - King´s Day na Holanda

Dia 27 de abril é celebrado na Holanda o Dia do Rei, em comemoração ao nascimento do soberano Willem-Alexander. As ruas das principais cidades do país ficam lotadas, todos vestindo laranja, cor que simboliza a dinastia Orange-Nassau.





A tradição começou no ano de 1885, em homenagem à então soberana Wilhelmina. A monarquia decidiu realizar uma grande festa em comemoração a futura rainha para promover a união nacional, já que o rei estava com a popularidade em baixa. A estratégia funcionou tão bem que, ao assumir o trono, a festa passou a se chamar Dia da Rainha.


Desde 2013, com a ascensão de Willem-Alexander, o Dia do Rei passou a ser comemorado em 27 de abril. E, caso caia num domingo, a celebração é antecipada para o sábado.


Neste dia, Amsterdã recebe o dobro de sua população local. Ruas, terraços, canais, todos os espaços são tomados pelo laranja. Apesar de a circulação ficar comprometida (muitos meios de transporte não circulam pelo centro da cidade), é possível visitar algumas das poucas atrações que funcionam normalmente, como os museus Van Gogh, Stedelijk e RIjksmuseum, além da casa de Anne Frank (aproveitamos a fila menor nesse dia, com direito a admirar o vai e vem dos barcos pelo canal).



A celebração pode começar já na véspera, com pubs e casas noturnas oferecendo programação especial para a chamada Noite do Rei (Koningsnacht) e muitos até emendam com a festa principal, na manhã seguinte.


Mas o melhor mesmo está nas ruas, onde acontece um grande mercado de pulgas. É tradição as pessoas esticarem um cobertor no chão em frente de suas casas para venderem produtos de segunda mão. Muitas famílias com crianças e idosos nas ruas, muito gostoso de se ver e poder participar!







Minha Experiência



Na hora de planejar a viagem não nos atentamos ao feriado. Só conseguimos hotel afastado do centro e com valores altos. Só depois, durante o check-in que fomos informados de toda a comemoração e entendemos o porquê (fica aí a dica para sempre pesquisar os feriados antes de concluir seu roteiro).


Vale a pena? Se você gosta de festa e não se incomoda com multidões vale sim! Todos muito animados, foliões, famílias e turistas se divertindo e confraternizando, cada um a sua maneira. Com certeza uma experiência única!



15 visualizações0 comentário
Post: Blog2 Post
bottom of page