top of page

Rota Ecológica dos Milagres - Alagoas

Um dos trechos mais lindos do litoral Nordestino, a famosa Rota Ecológica se estende pelo território de Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres e possui paisagens espetaculares.


Diferente de outros destinos nordestinos mais badalados, atrai turistas em busca de sossego e contato com a natureza.


Há duas maneiras de chegar: via Maceió (2 horas) ou via Recife (3 horas). Não recomendo fazer essa viagem sem carro. As distâncias entre as praias são longas e não há oferta de carros por aplicativo ou taxi.


Se Recife for sua opção, recomendo não pegar a estrada à noite. Tem muitos buracos na pista e a sinalização não é boa. Para chegar em Porto de Pedras, passará por praias como Maragogi e Jarapatinga, onde terá o acesso para balsa. Seu trajeto é tranquilo com uma vista lindíssima, e dura cerca de 20 minutos. Para pedestres o acesso é gratuito e carros de passeio R$20,00.





Praia do Patacho


Por fazer parte da Costa dos Corais, uma barreira de recifes que se estende desde Maceió em Alagoas até Tamandaré em Pernambuco, a praia do Patacho possui belas piscinas naturais que se formam na maré baixa.



Vale a pena investir em um passeio de barco. Nadar com os peixes é uma sensação maravilhosa! Vá bem cedo e aproveite ao máximo sem outros barcos por perto! Fiz meu passeio com a @mj_passeiosturisticos que faz a rota completa e tem como opção também incluir o almoço. Uma experiência incrível!





Praia de Lages


A praia de Lages é vizinha a do Patacho e uma das mais bonitas da Rota. Como a maioria das praias, tem receptivo que oferece passeios para as piscinas naturais. É cobrada taxa de estacionamento (R$30,00) que pode ser revertida em consumação.





Praia Do Toque


Considerada uma das praias mais bonitas da Rota Ecológica de São Miguel dos Milagres , a praia do Toque tem um acesso um pouco mais isolado, mas é um passeio incrível, que vale muito a pena. A maneira mais fácil para acessar é pelo Beach Club @milagresdotoque (day use pago, mas pode ser revertido em consumação).







Praia do Riacho


A praia do Riacho, além de linda, conta com boa infraestrutura. O restaurante @micasapraia oferece tendas e cadeiras confortáveis para curtir o dia na praia. A área do restaurante também é bem legal e os pratos muito bons, em especial o bobó de camarão e a moqueca de peixe. O bolinho de camarão como petisco também é excelente!





Com uma curta caminhada pode se chegar na Capela dos Milagres, muito pitoresca e palco de festas e casamentos da elite e famosos. Fica na divisa com a praia do Marceneiro.




Praia do Marceneiro


A Praia do Marceneiro possui águas cristalinas e é ideal para quem gosta de sossego. O mar é mais fundo e a temperatura uma delícia para curtir um mergulho. Conta com apenas poucas barracas de petiscos e bebidas.




À noite tem a Vilinha Marceneiro, uma rua que conta com lojas de artesanato e vários restaurantes, bares com música ao vivo, docerias e sorveteria.







Projeto Peixe Boi


O maior destaque e principal programa turístico, é o Projeto Peixe Boi (@associacaopeixeboi), responsável por cuidar e inserir de volta à natureza os filhotes nascidos nos criadouros de Itamaracá.


O passeio dura cerca de 1h e é realizado no rio Tatuamunha, onde você pode curtir um passeio muito legal de jangada, passando pelas cercas onde alguns peixes são mantidos para adaptação antes da libertação dos filhotes. Alguns podem ser vistos soltos nadando pelo rio.


Uma experiência quase que obrigatória se você estiver em São Miguel dos Milagres. É necessário agendar o horário do passeio.






Com certeza a Rota Ecológica dos Milagres é um destino que merece ser visitado e agrada variadas faixas etárias e tipos de viajantes!


4 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page